sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que é: TPM?

A sigla TPM significa tensão pré-menstrual. Ocorrem nas duas semanas que precedem a menstruação, mas às vezes podem continuar por alguns dias durante o período menstrual. Durante esse momento do ciclo algumas mulheres se encontram suscetíveis as variações emocionais como: irritabilidade, nervosismo, vontade de chorar, dificuldade de concentração, agitação e raiva. Além disso, podem apresentar: dores abdominais, dores de cabeça, tontura, acne, sensibilidade ou inchaço das mamas, inchaço abdominal, náusea e vômitos.


Não existe solução “milagrosa" para a TPM, mas a administração de progesterona (hormônio sexual feminino) pode ajudar muito e, em alguns casos, isso pode até resolver o problema, por neutralizar os efeitos do estrogênio (hormônio sexual feminino) ambiental e dos ciclos anovulatórios (sem óvulos). Entretanto a TPM é um problema composto de muitos fatores, que precisam ser tratados tanto no nível fisiológico quanto no âmbito emocional.

Caso você tenha uma TPM muito intensa, procure seu médico e  converse  com ele sobre isso.

Dica de leitura: Clube da TPM; Gineco - TPM.

Não deixe a TPM tirar seu bom humor! ;D

 ***
Gostou? Preparado para mais um? O próximo será: SIDA.
Já ouviu falar?! Venha descobrir com a gente. ;D


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tô Nessa: "Tirando as Dúvidas"

Sabemos que a puberdade é uma fase de mudanças. E com as mudanças vêm as famosas dúvidas! Então, estamos disponibilizando mais um meio para você tirar essas interrogações da sua cabeça.

Além da Caixinha de Dúvidas que já existe na Escola João Navarro Filho onde vocês podem deixar por escrito suas perguntas e comentários; e do Mural, onde as respostas são divulgadas. Criamos o Tirando as Dúvidas! Aqui vocês podem fazer as perguntas através da caixa de comentários.

Não se preocupe. Ninguém saberá que foi você! Está disponível a opção para escrever assinando com o número do seu cartão Tô Nessa, que é exclusivamente seu. Para isso, basta escolher a opção "Nome/URL" e em "Nome" digitar o número do seu cartão. Nós preferimos que escolha essa maneira de assinar. Mas também é possível escrever utilizando Anônimo.

As respostas das perguntas serão postadas na própria página da sessão Tirando as Dúvidas.



Para entrar na página dessa sessão é só clicar nessa figura, que também está fixa na coluna ao lado.

Não esqueça: Continuaremos a responder o que vocês quiserem escrever nos comentários de cada publicação. Podem comentar, opinar e questionar à vontade nos posts. Estamos aqui para orientar no que pudermos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O que é: Semenarca?

Também chamado como espermarca. É a primeira ejaculação dos meninos, ocorre na puberdade entre os 11 e 14 anos,  caracteriza-se pela saída de sêmen pela uretra. O sêmen, também conhecido como esperma, é  um líquido lançado em forma de jato quando o homem chega ao máximo do prazer sexual, composto por  espermatozóides, pelo líquido seminal e pelo líquido prostático, esses produzidos respectivamente nos testículos , na vesícula seminal e na próstata.

No período da puberdade devido à produção de hormônio pelo testículo o corpo dos meninos fica desequilibrado, necessitando de um tempo para que haja uma estabilização e controle das novas funções. O que explica a maior ocorrência do fenômeno da polução noturna, nessa faixa etária. A polução noturna se caracteriza  como um episódios no qual o corpo se aproveita dos sonhos de cunho erótico para eliminar os espermatozóides durante o sono.





***
E ai? Curtiu o "O que é...?" de hoje? Você já conhecia esse termo?
Nosso próximo será: TPM. Fácil, não?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Contraceptivos

"Os amigos Tapioca, Bira, Carla e Fátima assistem a uma aula sobre camisinha e outros métodos contraceptivos. A turma fica eufórica com o assunto."

Métodos contraceptivos... Tenho certeza que você ouviu falar deles. Não?! Certeza? Camisinha, pílula ou anticoncepcional, tabela, injeção, DIU... São muitos os métodos disponíveis. Junte-se a essa galerinha do Geração Saúde 2 e venha conhecer um pouco mais do assunto.

Confira aqui o espisódio 12: Contraceptivos

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O que é: Menarca?

É o nome dado a primeira menstruação. A idade da menarca é variável, sendo considerada normal após 10 anos e ideal entre 12 e 16 anos.

A menstruação é determinada pela ovulação e sangramento do útero após 14 dias de uma ovulação em que não houve gravidez.

A mulher pode apresentar diversos sintomas associados a menstruação, eles podem se expressar de modo variável dependendo da mulher, são alguns deles:  mastalgia (dor nos seios), cefaléia (dor de cabeça), cólicas, pequenos sangramentos e TPM.

Procure o médico se tiver menstruação irregular durando mais que  35 ou menos que 25 dias ou se tiver sangramentos que duram mais que 7 dias e no caso de sentir cólicas menstrual intensa todos os meses.




***
E ai, gostou? O próximo "O que é...?" será: Semenarca. Vai pensando...
Lembre-se de deixar sugestões para os próximos posts. ;D

sábado, 10 de setembro de 2011

Tô Nessa: "Geração Saúde 2"

Geração Saúde 2 é uma série desenvolvida pela TV Escola em parceria com o Ministério da Educação, Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da UFPB e o Laboratório de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. A série aborda questões ligadas à sexualidade, DST/Aids, qualidade alimentar e saúde bucal. 

Através de uma galerinha que estuda, trabalha e frequenta o quiosque do Seu Romero, em uma praia de João Pessoa, você irá acompanhar suas aventuras diárias narradas pela Rita, uma jovem que veio recomeçar a vida na capital paraibana. Ela compartilhará os medos, sonhos, dúvidas, desejos... situações e sentimentos  dessa turma que são comuns a todos os jovens, independente da região, classe social e etnia.

Além disso, sempre há um bate-papo esperto sobre o assunto falado no episódio com atores, professores, médicos... gente que tem algo interessante para compartilhar. Algumas dúvidas também são respondidas de uma forma bem clara por especialistas de São Paulo, utilizando imagens tridimensionais animadas do Projeto Homem Virtual, que apresentam estruturas do corpo humano.

Não perca os episódios. Acompanhe essa turminha com a gente. ;D

***
Conheça o site Geração Saúde 2, lá é possível ter acesso aos vídeos, galeria de fotos, blog da Rita, mais informações sobre os assuntos discutidos, jogos e muito mais. Basta clicar aqui.
 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As Grandes Tranformações da Puberdade

 "Na puberdade nosso corpo sofre grandes transformações. Nossos desejos sexuais afloram, o pênis dos meninos sofre modificações, as meninas menstruam. O corpo ganha novas formas. Essas e outras mudanças a gente percebe na vida de Isadora, Tapioca e Carla."


Você não está sozinho... A mudança no corpo, na voz, nos desejos são compartilhados por outros jovens e pela galerinha do Geração Saúde 2 que neste espisódio, o segundo da série, fala dessas transformações. 

Confira aqui o 2° episódio: As Grandes Transformações da Puberdade

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que é: Puberdade?

É um período de transição no qual o corpo está se modificando e o despertar de sentimentos contraditórios é uma constante. As alterações que ocorrem preparam o menino e a menina para se tornarem homens e mulheres capazes de gerar filhos.

Os meninos começam a perceber o aparecimento de pêlos, o engrossamento da voz, alterações do pênis e o despertar do interesse pelo outro. As meninas apresentam mudanças na pele, primeira menstruação, preocupações com o peso, com o crescimento das mamas e o aparecimento de sentimentos de atração pelo outro.

Essas mudanças são normais e devem ser encaradas como um processo comum do amadurecimento, no qual uma boa orientação dos pais e do colégio auxiliam os adolescentes na descoberta de seu corpo sem que ocorra o aparecimento de traumas futuros.  
Se você tem dúvidas, receio ou medo procure conversar com seus pais e/ou procurem aconselhamento na escola. Lembrando que você não é o único que se encontra assim, seus colegas também estão passando pelos mesmos dilemas.




 ***
Para o nosso próximo post da sessão "O que é...?" O tema será: Menarca. Você sabe o que significa? Aguarde. E deixe-nos sua sugestão para os próximos post. ;D

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Conheça o "Tô Nessa"


“Tô Nessa” é um projeto de extensão desenvolvido pela médica e professora Gilka Paiva e universitários do curso de Medicina da UFPB. O objetivo é discutir sobre a sexualidade com o público adolescente capacitando-os ao cuidado com sua saúde sexual e reprodutiva. Entre nossos temas constam: puberdade, prevenção de DST e de gravidez. 

O trabalho se desenvolve na Escola Estadual Dr. João Navarro Filho com os alunos do 7º ao 9º ano. As atividades realizadas contam com aulas expositivas, grupos de discussão e sessões com vídeos da “Geração Saúde 2”, produzidos pelo MEC. Além disso, são disponibilizados aos alunos-participantes atendimento ginecológico e métodos contraceptivos na USF Valentina I todas as quinta-feira pela manhã. Esse blog é mais um espaço para nos comunicarmos e expandir os assuntos abordados nas sala de aula para o mundo virtual. Sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas e deixar suas opiniões.

Seja bem-vindo! E tamos nessa! ;D