quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HPV. Que Doença é Essa?

"Tapioca vai ao médico se consultar, com a suspeita de que está com HPV. Ele se apavora. Diante dessa situação, surge mais um conflito: a vergonha de se expor."

HPV. Que doença é essa? Tem tratamento? É para sempre? Como evitar? É sexualmente transmíssível? Essas são algumas das perguntas que martelam na cabeça de Tapioca ao receber a notícia de que poderia estar com HPV. Para saber as respostas, junte-se a Galerinha do Geração Saúde 2 e veja como se desenrola essa história. Ah, e não sintam vergonha, claro que vocês também podem contar conosco do Tô Nessa.

Assistam aqui o 14º episódio: HPV. Que Doença é Essa?

domingo, 23 de outubro de 2011

O que é: Spotting?

Tomando anticoncepcional (pílula) e sangrando?
Isso é possível e não significa falha do anticoncepcional. Na maioria das vezes é só um tempo de adaptação. Chamam isso de spotting ou sangramento de escape.
 
Spotting ou Sangramento de escape é uma perda de sangue fora do período esperado em pequena quantidade durante o uso da pílula. Esse sangramento aparece como manchas no fundo da calcinha semelhantes a gotas de café.

É um efeito colateral que pode ocorrer em algumas mulheres quando fazem uso de anticoncepcional hormonal, as famosas pílulas. Costuma aparecer nas pílulas que têm de baixa dose de hormônio e nas mulheres que utilizam a pílula todos os dias  sem fazer pausa entre uma caixa e outra para não menstruar.

Esse efeito é comum durante o período de adaptação, na qual as mulheres estão começando a usar a pílula anticoncepcional ou mudaram para uma outra pílula (existe muitos tipos, com várias substâncias e doses diferentes). Se o sangramento persistir nas próximas cartelas é aconselhável conversar com seu médico para ver se existe a necessidade de trocar a pílula por outra de tipo diferente ou mudar de método anticoncepcional. Entretanto, o mais frequente é que o spotting ocorra nos três primeiros ciclos da pílula e desapareça espontaneamente.

Normalmente, quando se está fazendo o uso correto, sem esquecer ou atrasar os horários, esses "escapes" não interferem na eficácia contraceptiva da pílula, ou seja, dá para confiar na proteção da pílula, mesmo que a mulher apresente esses pequenos sangramentos. É claro que para isso, ela deve estar tomando a medicação regularmente.



Dicas de leitura: Gineco - Regime estendido e regime contínuo no uso de anticoncepcionais, Breves de Saúde - Pílulas

***
E ai, gostou? Esse "O que é...?" foi mais difícil, para compensar o próximo será fácil. Falaremos sobre HPV. Venha descobrir conosco. Até lá.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tô Nessa: "Tô Nessa Galeria!"

Temos novidade no Tô Nessa! Agora você pode aparecer aqui no blog. Sim, você da Escola Estadual Dr. João Navarro Filho. Uma galeria foi criada no Flickr para divulgarmos as fotos tiradas em diversas atividades realizadas na escola. Para isso, basta frequentar as aulas, participar dos grupos de discussão, tirar suas dúvidas ou enviar recadinhos para serem postados aqui no blog. Fácil, não?

Confira aqui as fotos da Aula sobre Pílula Anticoncepcional apresentada pela extensionista Amanda Dantas no dia 11.10.2011 e que já estão disponíveis na Tô Nessa Galeria.


DSC01521DSC01520DSC01519DSC01518DSC01517

DSC01514DSC01513DSC01512DSC01511DSC01510
DSC01508DSC01522
DSC01509
DSC01516

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Menstruação Atrasou. E Agora?

"A menstruação atrasou. Toca o sinal de alerta. Fátima faz o teste de gravidez e... Pronto! O céu está para cair sobre a cabeça da nossa romântica personagem. Ela se desespera, procura ajuda da amiga Carla, mas não encontra solução. Por fim, Fátima se abre com Danilo, o namorado, que fica completamente desorientado com a possibilidade de se tornar pai. E agora? O que fazer?"

Menstruação atrasada. Relações sexuais desprotegidas. Resultado: A dúvida de uma gravidez.  Essa é uma daquelas dúvidas que enlouquece qualquer um. Começamos a pensar: Por que danado não nos protegemos? E agora, o que eu vou fazer? O que meus pais vão dizer? O que será do meu futuro? 

Para evitar momentos de aflição como esse, que podem atrapalhar a paz do casal, nada melhor que prevenção! Ou seja, conhecer e usar os métodos contraceptivos. Venha vivenciar um pouco dessa experiência com Fátima e Danilo do Geração Saúde 2.

Confira aqui o episódio 9: A Menstruação Atrasou. E Agora?



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tô Nessa: "Esqueci a pílula, e agora?"

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivo mais usado no mundo. Existem vários tipos disponíveis no mercado: há os de 21, 24 e 28 comprimidos, com diferentes combinações hormonais e diferentes nomes. Para escolher o que melhor se encaixa para você, procure seu médico.

No entanto, durante o uso, é comum em nosso dia-a-dia termos algumas dúvidas. O que eu faço se eu esquecer?! Será que posso tomar agora? Sentir isso é normal?

Porém não existe só as pílulas! Temos outros métodos que também utilizam hormônios como base para seu efeito anticonceptivo: injeção, anel vaginal, adesivo... E como as pílulas, eles também geram um monte de dúvidas em quem usa. Por isso criamos o “Esqueci a pílula, e agora?”.

O “Esqueci a pílula, e agora?” é uma seção do blog Tô Nessa destinada às jovens que fazem uso de anticoncepcional hormonal (pílula, comprimido, injeção, anel vaginal, adesivo, ou outros). Nessa página publicaremos as dúvidas mais comuns em relação ao seu uso, principalmente, sobre o que você deve fazer se esqueceu de tomar o comprimido.

Para entrar na seção, basta clicar nessa imagem que está na coluna ao lado. Para perguntar é bem simples! É só usar a caixa de comentários. Não se preocupe. Ninguém saberá que foi você! Está disponível a opção para escrever assinando com o número do seu cartão Tô Nessa, que é exclusivamente seu.


Não esqueça: Continuaremos a responder o que vocês quiserem escrever nos comentários de cada publicação. Podem comentar, opinar e questionar à vontade nos posts. Estamos aqui para orientar no que pudermos!

Métodos Contraceptivos Hormonais

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O que é: SIDA (AIDS)?

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), mais conhecida como Aids, é uma doença sexualmente transmissível causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), esse vírus podem ficar incubado dentro do corpo sem se manifestar. A SIDA (ou AIDS) corresponde ao estágio mais avançado da doença causada pelo HIV que ataca o sistema de defesa do organismo, dessa forma o corpo fica muito fraco para se defender de outros pequenos organismos agressores (outros vírus, bactérias, fungos). Os indivíduos que possuem o HIV são portadores do vírus, portanto, são transmissores da enfermidade, mesmo que não apresentem a doença. Então, AIDS é a doença e ter o vírus HIV é estar sem nenhum sintoma, aparentemente normal.  Em todas duas formas há transmissão, a diferença é que só com o HIV, às vezes nem mesmo quem tem o vírus sabe disso, está aparentemente normal.


Essa doença é transmissível pelo contato das secreções (sangue, fluidos sexuais) do doente com soluções de continuidades (ferimentos) da pele ou da mucosa de pessoas sadias. O contágio se dá, principalmente, por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas e outros objetos cortantes e pela amamentação. Desde que não haja feridas, beijo e abraço não transmitem o HIV.

Desta forma fica bastante claro que o importante é se prevenir. As grávidas devem realizar o pré-natal, pois há chance de proteger o bebê do vírus se o tratamento for iniciado cedo na gestante e no recém-nascido junto com  medidas como parto cesáreo e não amamentação. Para se proteger do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, as pessoas devem sempre usar camisinha durante as relações sexuais. Os indivíduos que utilizam seringas e agulhas devem usar material descartável.



Dicas de leitura: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - AIDS, BenditaSeja - Fato ou boato: Aids 

***
E ai, galerinha, conheciam essa outra sigla para Aids? Não é demais repetir o quanto a camisinha é importante para a proteção contra a SIDA e outras DSTs. Nosso próximo "O que é... ?" será sobre Spotting. Até lá!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como se previnir delas: As DST

"Professor Roberto promove uma palestra em sala de aula sobre DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os nossos heróis, apesar da resistência de alguns, vão à escola e discutem sobre formas de contágio, tratamento e prevenção às DST."

Humm... DST!? Sim, elas mesmas: as Doenças Sexualmente Transmissíveis, ou seja, as doenças que podem ser adquiridas principalmente através de relações sexuais desprotegidas (sem a camisinha). Tenho certeza que você já ouviu falar sobre, pelo menos, uma delas. Não tenha vergonha! Junte-se a turma da Geração Saúde e venha discutir sobre esse assunto.

Confira aqui o 4º episódio - Como se prevenir delas: As DST.