quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Gravidez na Adolescência: Status ou Roubada?!

No post Passou na TV: Gravidez na Adolescência mostramos a reportagem exibida no dia 22 de novembro pelo programa Profissão Repórter. Algo que nos chamou atenção (a nós e ao grupo de pesquisa da Dra. Ione Rodrigues na reportagem) foi a quantidade de meninas que desejam a gravidez como forma de mudar o jeito como são vistas pela família e sociedade. Então nós, do "Tô Nessa", queremos dizer:

Adolescentes engravidam para serem respeitadas na sociedade: 
A gravidez dá status ou é uma roubada?

Estudos mostram que muitas adolescentes desejam e conseguem engravidar por acharem que terão mais liberdade dentro da família. É possível até que no primeiro momento elas consigam isso, uma atenção maior do namorado, da família, mais liberdade com os pais (isso quando não são abandonadas pelo namorado e marginalizadas pela família, amigos e sociedade). 

Porém ninguém se lembrou de avisar para essas meninas que as conquistas almejadas com a gravidez quando acontecem, duram pouco e  junto com elas vêm a mudança do corpo (engordar, ter estrias, varizes), as dores do parto e da amamentação, as noites de sono e a mudança do status de filho (alguém a ser cuidado) para mãe/pai (alguém que tem que cuidar). Ninguém também se lembrou de avisar que o que é difícil hoje, questões financeiras, tempo para estudar, se tornar alguém com melhores condições de vida, fica ainda mais difícil tendo um bebê para se ocupar e manter

O que acontece na realidade brasileira é que meninas pobres, com pouco estudo têm engravidado cada vez mais jovens e ao engravidarem perdem a chance de mudar sua condição social (através do estudo), continuam pobres, sem instrução e sem condições de dar uma vida melhor do que a que tiveram para seus filhos.
Diante disso, o que podemos dizer é: ATENÇÃO!!! ACORDEM! Não precisa ter filho para ser respeitada. Amem-se, respeitem-se e exijam respeito. Aproveitem a juventude, cuidem-se, pensem nas suas escolhas e nas consequências delas para que o hoje não prejudique o seu amanhã. Que a sua adolescência seja a fase de construção de uma vida adulta melhor. Isso só depende de você.

SE LIGA!!!


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Passou na TV: Gravidez na Adolescência

O "Profissão Repórter", programa jornalístico da rede Globo, exibiu ontem (22/11/2011) uma reportagem sobre Gravidez na Adolescência, na qual apresentou diferentes experiências de crianças e adolescentes que já são mães e um pouco do seu cotidiano. 

O programa mostrou também a vida de meninas que se casam muito cedo e se dedicam a cuidar da casa e da família, e a mudança na vida de mães adolescentes que interromperam os estudos. Confira um pouco dessa reportagem.

 ***
Atenção! Não deixe de ler nosso próximo post: Gravidez na Adolescência: Status ou Roubada?
 ***

"O Profissão Repórter mostra o cotidiano de crianças e adolescentes que já são mães.
Caco Barcellos foi para o norte do Brasil, região com o maior número de adolescentes grávidas e conversou com mães muito jovens, a menor com apenas 11 anos. Muitas delas, desejavam a gravidez.
O senso mostra que há no Brasil 43 mil meninas com menos de 14 anos que são casadas. A repórter Danielle França mostra como é a vida delas no interior de Sergipe. Muitas abandonaram os estudos e se casaram por vontade própria.
Gabriela Lian volta à escola da periferia de São Paulo onde conheceu meninas grávidas há três anos. A reportagem mostra o que aconteceu com essas jovens mães."
 

1ª Parte


 2ª Parte

Links: Vídeo - parte 1; Vídeo - parte 2; Profissão Repórter - Matéria 22/11/11

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que é: Ciclo Menstrual?

Ciclo menstrual é o período que vai do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte. Considerando um ciclo regular de 28 dias, teoricamente em torno do 14º dia ocorre a ovulação, que é o processo de liberação do óvulo pelo ovário. Então, o óvulo inicia seu caminho através da trompa para a fecundação, ou seja, o encontro do óvulo com o espermatozoide.

A ovulação é considerada como o período fértil, ou seja, quando a mulher tem mais chance de engravidar. Se não houver a fecundação, óvulo descama e é então eliminado através da menstruação. Isto se repete todos os meses ciclicamente.

De uma maneira geral, costuma-se dizer que uma mulher é fértil entre o 10º e o 18º dia do ciclo por ser mais provável que ocorra a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase. Entretanto, a ovulação pode acontecer em praticamente qualquer dia do ciclo por vários fatores, tais como estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual etc., o que pode modificar totalmente a previsão dos dias férteis e da probabilidade de uma fecundação.

Por isso ao ter relações sexuais é sempre muito importante usar a "dupla proteção", a camisinha, que além de proteger da gravidez indesejada, protege também de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), associada a outro método anticoncepcional que deve ser escolhido junto com seu médico.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dicas para as esquecidas

Aplicativo para lembrar a "Hora da Pílula"
A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais usados pelas mulheres. Tem uma variedade incrível de opções, com efeitos associados diversos e em diferentes quantidades de comprimidos. Porém esse método, como qualquer outro, requer a criação de um hábito. Nesse caso, seria o de tomar o comprimido todos os dias, de preferência no mesmo horário.

Na criação do hábito de tomar a pílula todo dia que surge um dos problemas mais frequentes: o esquecimento!

Usar a pílula com segurança, exige que esse hábito esteja sendo construído diariamente, pois esquecer de tomar a pílula em um dia gera o risco de falhar a proteção hormonal e possibilitar uma gravidez não-planejada. Por esse motivo, a combinação dos dois métodos pílula e camisinha é a forma mais segura para evitar gravidez e, além disso, o preservativo oferece a proteção contra as DSTs.

Então, o que fazer para não esquecer de tomar a pílula? Você deve analisar sua rotina e procurar um momento em que sempre estará disponível para tomá-la. Dê preferência para horários como: logo ao acordar, antes de dormir, depois do almoço. 

O que você não esquece de fazer todas as manhãs? Associe tomar a pílula com uma ação que você faz na sua rotina. Coloque a cartela da pílula próxima a escova de dente ou junto do seu despertador. Caso venha esquecê-la de tomar pela manhã, você ainda terá o dia inteiro para lembrar de tomá-la no decorrer do dia. Sendo assim, a chance de erro é bem menor.

Outra dica é programar no celular um lembrete ou o despertador para lembrá-la do horário da pílula. O namorado também pode ajudar a lembrar!


***
Gostou de nossas sugestões? Compartilhe suas experiências e dicas. E não esqueça mais! Se esquecer, temos a sessão "Esqueci a pílula, e agora?" para tirarmos as dúvidas. ;D

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O que é: HPV?

A sigla HPV significa Papiloma Vírus Humano. Esses vírus podem causar verrugas genitais ou lesões que podem levar ao câncer genital, como câncer de colo de útero, de pênis ou de ânus.

Estudos realizados no mundo todo apontam que mais de 75% das pessoas que têm ou já tiveram envolvimento sexual têm o HPV. Felizmente só uma parcela destas pessoas irá desenvolver algum problema decorrente do vírus, pois isso depende muito da imunidade do portador (pessoa que tem o vírus).

Esse vírus é transmitido pelo contato direto com a pele infectada e na relação sexual.

Para evitar a contaminação é importante garantir o uso de camisinhas em TODAS as relações sexuais. Já existe também uma vacina contra algumas variedades do HPV, porém este último método é caro e não está disponibilizado pelo SUS. Assim, para se proteger desse vírus, use camisinha e, se der, vacine-se.