Tirando as Dúvidas

Aqui serão publicadas as respostas das perguntas deixadas na caixinha localizada na escola ou realizadas aqui no blog. Envie-nos suas dúvidas e suas sugestões.


Como faço para deixar minha pergunta?
É só usar a caixa de comentários dessa página.
Não se preocupe. Ninguém saberá que foi você! Está disponível a opção para escrever assinando com o número do seu cartão Tô Nessa, que é exclusivamente seu. Para isso, basta escolher a opção "Nome/URL" e em "Nome" digitar o número do seu cartão. Nós preferimos que escolha essa maneira de assinar. Mas também é possível escrever utilizando Anônimo.


***

1- Com quantos anos mais ou menos começa a menstruação?
As garotas tem sua primeira menstruação em idades variadas, em média aos 12 anos, mas esta já pode ocorrrer a partir dos 9 anos de idade. É sempre bom lembrar da importância de ir ao médico nessa época, tanto para aquelas que já menstruaram, tanto para aquelas que estão preocupadas porque ainda não menstruraram.

2- É verdade quando a pessoa se masturba 4 vezes por dia o pênis murcha?
Não é verdade. A pessoa pode se masturbar quantas vezes achar necessário e saudável para si.

3- Quando a mulher se masturba ela fica viciada?
Não é verdade.  Mas é importante lembrar que, se a menina/mulher for virgem, ter cuidado para não romper o hímen.

4- Três meninas se beijaram na boca, isso quer dizer que elas são sapatão?
Pode ser que sim ou que não. Só quem pode responder com certeza são elas.  Lembrar que é importante a pessoa estar feliz consigo mesma, mas sempre tomando os devidos cuidados.

(atualizado dia 29.08.2011)

5- Por que transar?
É importante que cada pessoa saiba porque ela transa. Transar (ter relações sexuais) envolve dividir sua intimidade, sua saúde com outra pessoa e está relacionada ao risco de engravidar e adoecer. Então transar por transar, transar porque todo mundo transa, transar para se divertir, sem proteção também pode vir junto com ter um filho por isso, ou adoecer por isso e pode não valer à pena. Agora, tem gente que transa porque encontrou a pessoa com quem quer dividir sua intimidade, com quem quer cuidar e ser cuidado, nesse caso um protege o outro e juntos terão uma transa (relação sexual) protegida e sem riscos de ter um filho fora de hora ou de adoecer e adoecer o outro.
 
6- O que é o ciclo menstrual?
Ciclo menstrual é o período que vai do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte. Considerando um ciclo regular de 28 dias, teoricamente em torno do 14º dia ocorre a ovulação, que é o processo de liberação do óvulo pelo ovário. Então, o óvulo inicia seu caminho através da trompa para a fecundação, ou seja, o encontro do óvulo com o espermatozoide.  
De uma maneira geral, costuma-se dizer que uma mulher é fértil entre o 10º e o 18º dia do ciclo por ser mais provável que ocorra a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase. Entretanto, a ovulação pode acontecer em praticamente qualquer dia do ciclo por vários fatores, tais como estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual etc., o que pode modificar totalmente a previsão dos dias férteis e da probabilidade de uma fecundação. Leia mais em "O que é: Ciclo menstrual?".

7- Minha mestruaçao é irregular. O que fazer?
Ter ciclos menstruais irregulares significa dizer que eles não seguem um ritmo semelhante todos os meses, ou seja, o tempo entre as menstruações varia de um mês para outro. É natural que os intervalos entre os períodos menstruais estejam alterados nos primeiros anos imediatamente posteriores à primeira menstruação. Entretanto, a menstruação irregular dificulta a detecção do período fértil e da concepção. Caso pretenda iniciar a vida sexual, ou já o tenha feito, é importante procurar um médico para evitar uma possível gravidez.

8- Eu estou sangrando muito. O que eu faço?
Nos primeiros anos que seguem a primeira menstruação, é comum que a quantidade e a duração da menstruação estejam alteradas. Porém, além do desconforto, a menstruação em excesso pode causar problemas à saúde, por exemplo, anemia devido à grande perda de sangue. Além disso, pode ser um sinal de alguma doença mais grave. Por isso, todas as mulheres com menstruação excessiva devem procurar o médico para avaliar a causa e a gravidade do sangramento.

 (atualizado dia 20.10.2011)

9- Será que eu vou sangrar muito quando perder a virgindade?
O sangramento ocorre pela ruptura do Hímen. Existem muitos hímens que são tão finos que não sangram. No entanto, sangrar não é obrigatório para quem perder a virgindade. Ainda existem os hímens complacentes, que comportam o pênis inteiro sem romper-se. Como o hímen é uma membrana fina e que já tem uma abertura por onda passa a menstruação, o sangramento é muito pouco, podendo até não sangrar, mesmo que seja a primeira vez.

10- Se eu deixar de tomar pílula um dia, corro o risco de engravidar?
Corre o risco, sim. A recomendação escrita na bula do medicamento deixa claro que, se a pessoa esquecer um dia de tomar a pílula, deve tomar duas no dia seguinte. O ideal seria , porém, nos casos de esquecimento, tomar a pípula na hora que lembrar e tomar a do dia na hora normal e só depois de sete dias que tiver tomado a pílula regularmente é que dá pra confiar que está protegida da gravidez. Enquanto isso não tenha relação ou não arrisque sem camisinha.

11- Será que vai doer e sangrar bastante?
Normalmente, se a mulher estiver excitada pelas carícias feitas pelos dois e estiver lubrificada, pode ocorrer só um desconforto momentâneo, que vai desaparecer principalmente se houver aquele envolvimento entre o casal. Quanto ao sangramento, existem muitos hímens que são tão finos que não sangram. Se isso ocorrer, serão certamente só algumas gotinhas que irão misturar-se com as secreções vaginais.

12- Será que eu posso engravidar se ele "gozar" sobre a minha calcinha?
Não. É preciso que o sêmen penetre na vagina para que isso ocorra. Mas se ejacular na entrada da vagina, isso às vezes pode ocorrer.

13- Eu posso engravidar mesmo se ele não "gozar" durante o ato sexual?
Mesmo antes da ejaculação o pênis secreta um líquido lubrificante que pode conter espermatozóide e assim acontecer uma gravidez mesmo que ele não goze ou faça coito interrompido (ejacule fora da vagina).

 (atualizado dia 18.11.2011)