sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que é: Ciclo Menstrual?

Ciclo menstrual é o período que vai do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte. Considerando um ciclo regular de 28 dias, teoricamente em torno do 14º dia ocorre a ovulação, que é o processo de liberação do óvulo pelo ovário. Então, o óvulo inicia seu caminho através da trompa para a fecundação, ou seja, o encontro do óvulo com o espermatozoide.

A ovulação é considerada como o período fértil, ou seja, quando a mulher tem mais chance de engravidar. Se não houver a fecundação, óvulo descama e é então eliminado através da menstruação. Isto se repete todos os meses ciclicamente.

De uma maneira geral, costuma-se dizer que uma mulher é fértil entre o 10º e o 18º dia do ciclo por ser mais provável que ocorra a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase. Entretanto, a ovulação pode acontecer em praticamente qualquer dia do ciclo por vários fatores, tais como estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual etc., o que pode modificar totalmente a previsão dos dias férteis e da probabilidade de uma fecundação.

Por isso ao ter relações sexuais é sempre muito importante usar a "dupla proteção", a camisinha, que além de proteger da gravidez indesejada, protege também de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), associada a outro método anticoncepcional que deve ser escolhido junto com seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos suas dúvidas e opinões. ;D