sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O que é: SIDA (AIDS)?

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), mais conhecida como Aids, é uma doença sexualmente transmissível causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), esse vírus podem ficar incubado dentro do corpo sem se manifestar. A SIDA (ou AIDS) corresponde ao estágio mais avançado da doença causada pelo HIV que ataca o sistema de defesa do organismo, dessa forma o corpo fica muito fraco para se defender de outros pequenos organismos agressores (outros vírus, bactérias, fungos). Os indivíduos que possuem o HIV são portadores do vírus, portanto, são transmissores da enfermidade, mesmo que não apresentem a doença. Então, AIDS é a doença e ter o vírus HIV é estar sem nenhum sintoma, aparentemente normal.  Em todas duas formas há transmissão, a diferença é que só com o HIV, às vezes nem mesmo quem tem o vírus sabe disso, está aparentemente normal.


Essa doença é transmissível pelo contato das secreções (sangue, fluidos sexuais) do doente com soluções de continuidades (ferimentos) da pele ou da mucosa de pessoas sadias. O contágio se dá, principalmente, por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas e outros objetos cortantes e pela amamentação. Desde que não haja feridas, beijo e abraço não transmitem o HIV.

Desta forma fica bastante claro que o importante é se prevenir. As grávidas devem realizar o pré-natal, pois há chance de proteger o bebê do vírus se o tratamento for iniciado cedo na gestante e no recém-nascido junto com  medidas como parto cesáreo e não amamentação. Para se proteger do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, as pessoas devem sempre usar camisinha durante as relações sexuais. Os indivíduos que utilizam seringas e agulhas devem usar material descartável.



Dicas de leitura: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - AIDS, BenditaSeja - Fato ou boato: Aids 

***
E ai, galerinha, conheciam essa outra sigla para Aids? Não é demais repetir o quanto a camisinha é importante para a proteção contra a SIDA e outras DSTs. Nosso próximo "O que é... ?" será sobre Spotting. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos suas dúvidas e opinões. ;D