
Essa doença é transmissível pelo contato das secreções (sangue, fluidos sexuais) do doente com soluções de continuidades (ferimentos) da pele ou da mucosa de pessoas sadias. O contágio se dá, principalmente, por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas e outros objetos cortantes e pela amamentação. Desde que não haja feridas, beijo e abraço não transmitem o HIV.
Desta forma fica bastante claro que o importante é se prevenir. As grávidas devem realizar o pré-natal, pois há chance de proteger o bebê do vírus se o tratamento for iniciado cedo na gestante e no recém-nascido junto com medidas como parto cesáreo e não amamentação. Para se proteger do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, as pessoas devem sempre usar camisinha durante as relações sexuais. Os indivíduos que utilizam seringas e agulhas devem usar material descartável.
Dicas de leitura: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - AIDS, BenditaSeja - Fato ou boato: Aids
***
E ai, galerinha, conheciam essa outra sigla para Aids? Não é demais repetir o quanto a camisinha é importante para a proteção contra a SIDA e outras DSTs. Nosso próximo "O que é... ?" será sobre Spotting. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos suas dúvidas e opinões. ;D