domingo, 23 de outubro de 2011

O que é: Spotting?

Tomando anticoncepcional (pílula) e sangrando?
Isso é possível e não significa falha do anticoncepcional. Na maioria das vezes é só um tempo de adaptação. Chamam isso de spotting ou sangramento de escape.
 
Spotting ou Sangramento de escape é uma perda de sangue fora do período esperado em pequena quantidade durante o uso da pílula. Esse sangramento aparece como manchas no fundo da calcinha semelhantes a gotas de café.

É um efeito colateral que pode ocorrer em algumas mulheres quando fazem uso de anticoncepcional hormonal, as famosas pílulas. Costuma aparecer nas pílulas que têm de baixa dose de hormônio e nas mulheres que utilizam a pílula todos os dias  sem fazer pausa entre uma caixa e outra para não menstruar.

Esse efeito é comum durante o período de adaptação, na qual as mulheres estão começando a usar a pílula anticoncepcional ou mudaram para uma outra pílula (existe muitos tipos, com várias substâncias e doses diferentes). Se o sangramento persistir nas próximas cartelas é aconselhável conversar com seu médico para ver se existe a necessidade de trocar a pílula por outra de tipo diferente ou mudar de método anticoncepcional. Entretanto, o mais frequente é que o spotting ocorra nos três primeiros ciclos da pílula e desapareça espontaneamente.

Normalmente, quando se está fazendo o uso correto, sem esquecer ou atrasar os horários, esses "escapes" não interferem na eficácia contraceptiva da pílula, ou seja, dá para confiar na proteção da pílula, mesmo que a mulher apresente esses pequenos sangramentos. É claro que para isso, ela deve estar tomando a medicação regularmente.



Dicas de leitura: Gineco - Regime estendido e regime contínuo no uso de anticoncepcionais, Breves de Saúde - Pílulas

***
E ai, gostou? Esse "O que é...?" foi mais difícil, para compensar o próximo será fácil. Falaremos sobre HPV. Venha descobrir conosco. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos suas dúvidas e opinões. ;D