quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Gravidez na Adolescência: Status ou Roubada?!

No post Passou na TV: Gravidez na Adolescência mostramos a reportagem exibida no dia 22 de novembro pelo programa Profissão Repórter. Algo que nos chamou atenção (a nós e ao grupo de pesquisa da Dra. Ione Rodrigues na reportagem) foi a quantidade de meninas que desejam a gravidez como forma de mudar o jeito como são vistas pela família e sociedade. Então nós, do "Tô Nessa", queremos dizer:

Adolescentes engravidam para serem respeitadas na sociedade: 
A gravidez dá status ou é uma roubada?

Estudos mostram que muitas adolescentes desejam e conseguem engravidar por acharem que terão mais liberdade dentro da família. É possível até que no primeiro momento elas consigam isso, uma atenção maior do namorado, da família, mais liberdade com os pais (isso quando não são abandonadas pelo namorado e marginalizadas pela família, amigos e sociedade). 

Porém ninguém se lembrou de avisar para essas meninas que as conquistas almejadas com a gravidez quando acontecem, duram pouco e  junto com elas vêm a mudança do corpo (engordar, ter estrias, varizes), as dores do parto e da amamentação, as noites de sono e a mudança do status de filho (alguém a ser cuidado) para mãe/pai (alguém que tem que cuidar). Ninguém também se lembrou de avisar que o que é difícil hoje, questões financeiras, tempo para estudar, se tornar alguém com melhores condições de vida, fica ainda mais difícil tendo um bebê para se ocupar e manter

O que acontece na realidade brasileira é que meninas pobres, com pouco estudo têm engravidado cada vez mais jovens e ao engravidarem perdem a chance de mudar sua condição social (através do estudo), continuam pobres, sem instrução e sem condições de dar uma vida melhor do que a que tiveram para seus filhos.
Diante disso, o que podemos dizer é: ATENÇÃO!!! ACORDEM! Não precisa ter filho para ser respeitada. Amem-se, respeitem-se e exijam respeito. Aproveitem a juventude, cuidem-se, pensem nas suas escolhas e nas consequências delas para que o hoje não prejudique o seu amanhã. Que a sua adolescência seja a fase de construção de uma vida adulta melhor. Isso só depende de você.

SE LIGA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos suas dúvidas e opinões. ;D